Haikyuu!! 186 – Aquele Capítulo Whatever no Clímax Contra a Shiratorizawa

186-3

Sabe aquela história da partida se estender de mais? Pois é, bateu.

O capítulo começa bem. É interessante como eles trazem o agito dos últimos capítulos para esse em forma de tensão para os jogadores. Eles estão tão ansiosos para vencer… que erram. É como se o cansaço tivesse levado à desordem do time. Eles erram por estarem agitados de mais, cansados de mais e alguns até por estarem machucados.

Isso desafia a própria ideologia dos jogadores da Karasuno, porque enquanto eles estão exaustos, o Ushiwaka (que, por causa do anime, percebi estar escrevendo seu nome errado até agora) os domina com sua força. Assim também o fazem outros jogadores da Shiratorizawa, como o Tendou, que teve seu espaço de desenvolvimento e é sempre bem fiel a sua construção.

Tem até esse quadro muito bonito (abaixo) do treinador da Shiratorizawa se projetando no Shoyo, mostrando que ele também foi sobrepujado por uma força maior e que assim adquiriu sua ideologia e treinou seu time para ser como é e fazer o que faz com a Karasuno nesse episódio: pontuar na força.

186-4

O problema é que nada disso vai para lugar algum. O capítulo nem bem uma unidade tem. O nome dele é “O Maníaco do Vôlei”, ele tenta colocar o ás da Shiratorizawa como o tal “maníaco” em certo momento, mas o jogador na verdade nem tem tanto espaço dado. E das jogadas que fez, em uma delas ainda errou.

A ideia do time campeão estar sobrepujando os protagonistas é reforçada não pelo grande ás, mas sim pelo time todo. E essa é outra ideia que não vai longe, visto que o jogo, no mérito de pontos, não anda e nem um cliffhanger puxa.

E, claro, depois da condução dos capítulos anteriores, que levavam à uma conclusão grandiosa para a partida, ter um capítulo com tantas falas que mais uma vez expõem a condição de cansaço dos atletas e, como dito, que não avança pragmaticamente é de baixar um pouco a chama que a semana anterior acendeu para a série.

Não chegou a ser ruim, mas foi abaixo da média. O que quebra um pouco a sequência intensa de semanas em Haikyuu!!, mas não afeta tanto a série. Até porque, eu já li os capítulos 187 e o 188 e eles se recuperam muito bem. Logo mesmo -amanhã cedo- tem mais texto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s