Subete ga F ni Naru 09 – Escorregando no Ponto Decisivo

post-subete-ga-f-ni-naru 09
Chegamos no ponto decisivo de Subete ga F ni Naru o qual seu resultado ira tendenciar no julgamento de qualidade ou não da série em seu final, e eu diria que este nono episódio me deixou um pouco preocupado.

Vamos por partes. O oitavo episódio da série foi o ápice do desenvolvimento da relação entre a Moe e o Saikawa, vimos uma certa mudança em suas pessoas que culminou em uma colaboração indireta no relacionamento entre os dois personagens com base em sua química e diferente abordagem de raciocínio o que gerou um esclarecimento sobre o crime na mente do Saikawa e ele obteve a resposta para tudo. Mesmo com o Saikawa já sabendo do acontecimento, a Moe exitou em querer saber, alegando que também encontraria a resposta por conta própria, denotando um pequeno crescimento em sua pessoa.

Partindo deste ponto, neste nono episódio era de se esperar uma consequência em relação ao desenvolvimento da Moe acerca de uma possível busca pela resposta e alcançar o nível de seu amado professor que já tinha a encontrado, mas, o que tivemos neste episódio foi uma escorregada feia em relação a todo o trabalho que vinha sendo apresentado na personagem e isto certamente comprometeu boa parte do que poderia trazer qualidade para o final da obra.

Subete ga F ni Naru - 09 [720p].mkv_snapshot_08.14_[2015.12.07_23.05.34][2]

O crescimento do relacionamento dos dois personagens resultou em interações que culminaram em Saikawa descobrindo pistas e ligando os fatos em sua mente para obter uma resposta, tanto que este nono episódio continuou com essa linha de interação que permitiu com que Saikawa ficasse mais lúcido acerca de sua investigação e descobrisse o que aconteceu. Mas ao mesmo tempo, mesmo que isso tenha influenciado positivamente todos os pensamentos e ações do Saikawa em prol de resolver o grande enigma do anime, isso também subjugou a personagem da Moe que acabou se tornando simplesmente uma personagem vazia e indo contra o que foi demonstrado no episódio anterior o qual ela parecia mudada e mais forte, como o próprio Saikawa apontou.

Toda aquela história de que ela iria atrás da resposta para demonstrar sua capacidade foi simplesmente deixada de lado com ela desistindo de pensar e Saikawa entregando a resposta de bom grato e ela reconhecendo o seu querido professor como um “ser superior” e mesmo que isso se justifique razoavelmente se levarmos em conta toda a admiração que ela tinha pelo Saikawa, não deixa de mostrar que ela se enfraqueceu como personagem e agora só vive com a ideia de passar mais tempo com Saikawa.

Subete ga F ni Naru - 09 [720p].mkv_snapshot_09.07_[2015.12.07_23.06.34][2] Subete ga F ni Naru - 09 [720p].mkv_snapshot_11.55_[2015.12.07_23.14.44][2]

A Moe era a personagem mais mais interessada em resolver o mistério pois a própria séria tratava de contrastar ela com a Magata, dando indícios de que ela seria uma peça importante, mas neste ultimo episódio ficou claro que ela é somente uma garota que vive tendo crises de ciumes, o que é triste pois ela era a personagem que tinha a melhor construção da série e simplesmente do nada foi subjugada a ponto de virar uma personagem rasa a qual o roteiro tenta forçar uma importância em algumas situações, mas que não passam de motivações e recursos bobos, como como quando ela cria uma motivação do nada que iria resolver o crime em trinta minutos justamente para demonstrar sua capacidade para o Saikawa, motivação que é apagada e esquecida em seguida, e como quando tentam forçar uma utilidade a ela com Saikawa pedindo para ela resolver algumas multiplicações. Sério, um professor universitário como o Saikawa, que entende profundamente de programação e cria códigos miraculosos durante sua investigação, não consegue resolver uma simples conta de multiplicação? Ele queria fazer com que a Moe se sentisse importante? E ainda por cima o roteiro faz com que ele evidencie em palavras que se impressionou com ela justamente por um motivo bobo e totalmente forçado, chega a ser triste este escorregão que a série deu.

Subete ga F ni Naru - 09 - Large 16 Subete ga F ni Naru - 09 - Large 20

Subete ga F ni Naru - 09 - Large 32

Um dos fatores que eu mais gostava de acompanhar em Subete ga F ni Naru era a construção do relacionamento entre os personagens, era o que movia a série e era feito um bom trabalho em relação a isso, mas a partir do momento que o anime foi substanciando estas relações e se aprofundando nelas, não soube lidar com as motivações dos personagens e tentou justifica-las de uma forma rasa. A admiração que um personagem tinha pelo o outro, o fator que os faziam se mover e demonstrar seus anseios, de repente se tornou algo baseado em motivos simplórios e bobos que são cuspidos em nossa cara nos fazendo tentar aceitar o que esta sendo dito. No final a Moe só pensa no amor por Saikawa, e esta é uma motivação rasa para a excelente personagem que ela era. Ainda resta a relação do Saikawa com a Magata e da Magata com a Moe, mas a essa altura do campeonato e tendo como base este nono episódio, é difícil esperar algo de positivo vindo disto.

Subete ga F ni Naru - 09 [720p].mkv_snapshot_17.44_[2015.12.07_23.23.45][2]

Falando da resolução do crime, ficou confirmado que Magata teve uma filha e eu já comentei que acho justificável os motivos que levaram o Saikawa a concluir isto, mas o restante da investigação acaba não sendo tão convincente. Saikawa assumiu uma série de informações acerca do funcionamento do sistema do laboratório sem ao menos ter uma base clara de informações que comprovavam o que ele estava dizendo, e tudo foi tomado como verdade e nos forçando a ideia de que ele é um gênio e muito superior a qualquer investigador profissional. Sem falar que é muito estranho um laboratório com alta qualidade em termos de tecnologia não verificar qualquer suspeita nas gravações de vídeo e ficarem alheios em casos de ataques de vírus e trojans. Seria isso por conta do e uma excessiva confiança em um sistema que seria “perfeito”? Seria puramente orgulho? Talvez, mas mesmo assim não justifica.
Essa resolução é aceitável se parar pra pensar num fator clichê acerca da natureza detetivesca da série pois desde o inicio sempre pairou uma nuvem de pretensiosismo sobre a obra, mas a resolução final não justifica isso pois temos respostas baseadas puramente em achismo do personagem que tem que ser mostrado como um ser superior tamanha a sua genialidade. Talvez o único vestígio positivo que podemos tirar neste episódio é o Saikawa demonstrando seus sentimentos e reforçando a pequena mudança em sua pessoa que não se esconde mais totalmente atrás de sua máscara fria, mas isso não altera em nada o quanto este episódio foi negativo. O ponto decisivo da série que já tinha escorregado com a Moe, agora escorrega novamente e cai de cara no chão.

Subete ga F ni Naru - 09 - Large 14 Subete ga F ni Naru - 09 - Large 25 Subete ga F ni Naru - 09 - Large 19

Só nos resta saber onde está a Magata , pois é um fato que a pessoa morta é a sua filha. O que me preocupa é as motivações que serão nos dadas para tentar justificar tudo que a Magata fez, e pela maneira rasa que esse episódio abordou suas questões trabalhadas, eu tenho muito medo da resolução deste anime e que tudo acabe sendo baseado em algo simplório como talvez o orgulho da Magata.

Bem, agora é só aguardar para ver se a série se levanta do tombo feio que caiu esta semana e de a volta por cima, ou se simplesmente afunda cada vez mais em suas soluções bobas.

Subete ga F ni Naru - 09 - Large 35 Subete ga F ni Naru - 09 - Large 36

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s