Subete ga F ni Naru 08 – Um Amanhecer Substancial

post-subete-ga-f-ni-naru 08

Se eu pudesse resumir em uma palavra este oitavo episódio de Subete ga F ni Naru esta palavra seria “forte”, mas não no sentido grotesco em relação a algum acontecimento que possa gerar ojeriza, mas forte no sentido de que foi um episódio bem substancial em alguns pontos que veem sido estabelecidos há muito tempo pela série, como a relação de Moe e Saikawa e algumas pistas do mistério da morte de Magata que foram jogadas lá atrás e que agora passam a fazer sentido.

Durante praticamente todo o episódio temos interações entre Moe e Saikawa e é através de diálogos entre os dois personagens que notamos uma certa diferença em suas pessoas se comparado a quando chegaram na ilha. Saikawa que até então era um personagem extremamente frio e que não expunha suas emoções, passou a dar sinais mais claros  acerca de seus sentimentos pela Moe, demonstrando o quanto se preocupa com ela, o quanto se interessa por ela e sua maneira de pensar e até mesmo demonstrando uma pequena atração no sentido sexual pela mesma. O professor que teve sua “casca” rachada por conta de todo o acontecimento envolvendo a morte da Magata está cada vez mais se libertando desta casca e se mostrando mais humano chegando a reconhecer o quanto Moe está mais forte.

Subete ga F ni Naru - 08 [720p].mkv_snapshot_06.26_[2015.11.28_20.04.28][2] Subete ga F ni Naru - 08 - Large 16

A jovem Moe também teve uma mudança no sentido de reconhecer mais seus sentimentos pelo professor, chegando a um ponto de dizer que nem se importava mais com o caso contanto que ela pudesse passar mais tempo com o Saikawa. É certamente uma mudança de foco estranha pois a mesma tinha muito interesse pela Magata e simplesmente do nada deixa isto um pouco de lado para abraçar seu amor. Isto é totalmente justificado e faz sentido se levarmos em conta que a Moe organizou esta viagem justamente para agradar o Saikawa e passar mais tempo com ele, mas a medida que ela foi parecendo estar cada vez mais envolvida com o mistério e tendo uma possível relação com a Magata com base em paralelos e simplesmente tirar isto de foco por conta do professor acaba sendo uma quebra na personagem, diria até que um pecado de roteiro.

Subete ga F ni Naru - 08 [720p].mkv_snapshot_13.45_[2015.11.28_20.12.11][2]

Voltando a falar da relação dos dois personagens, este episódio foi muito feliz em nos mostrar o quanto ambos são diferentes um do outro em relação a suas maneiras de pensar e encarar o caso, e o quanto essa diferença é o que faz eles funcionarem como uma dupla. De maneira completamente oposta vemos que os personagens seguem linhas de raciocínio distintas. Saikawa prefere encontrar um caminho o qual acha correto no mistério e seguir nele, enquanto Moe pensa em várias possibilidades até encontrar uma certa. Estas duas maneiras diferentes de pensar faz com que todos os diálogos entre os dois personagens discutindo o que de fato aconteceu naquele crime nos apresente diferentes visões e perspectivas sobre s pistas e teorias, e conforme  esta interação vai denotando toda a química entre eles, também somos movimentados em relação ao plot da história a medida que estas discussões vão deixando os acontecimentos cada vez mais claros.

Subete ga F ni Naru - 08 [720p].mkv_snapshot_14.34_[2015.11.28_20.13.06][2]

Todo o crescimento dos dois personagens ao longo da série refletiram nesse relacionamento e a partir do momento em que ambos passaram a aceitar mais os seus sentimentos, a interação entre os dois foi ficando mais substancial e por conta disto, tudo culminou em uma elucidação acerta do mistério onde podemos notar que tudo estava claro este tempo todo mas nós não demos conta.

Em uma cena inesperada de um insight de Saikawa após ele discutir a morte de Magata com a Moe, podemos dizer que foi praticamente confirmado que Magata teve um filho enquanto estava presa lá dentro. Isso explicaria totalmente aqueles brinquedos infantis em seu quarto, mas isso não seria argumento forte o suficiente para afirmar isso, mas se pegarmos com base tudo o que Saikawa pensou em seu insight, os rituais e principalmente a figura do avestruz, tudo passa a se encaixar e fazer sentido o fato de que ela estava grávida e quem na realidade esta morta é sua filha.

Subete ga F ni Naru - 08 [720p].mkv_snapshot_17.45_[2015.11.28_20.24.22][2] Subete ga F ni Naru - 08 [720p].mkv_snapshot_18.32_[2015.11.28_20.25.45][2]

O avestruz na cultura egípcia é um simbolo da verdade, com base nisso, podemos dizer que Saikawa descobriu a verdade naquele momento. Se seguirmos a concepção (bestiário), o avestruz não choca os próprios ovos,  eles fixam seus olhos nele até que o filhote saia da casca. Comparando esta concepção com a gravidez de Magata, podemos dizer que Magata não “chocou seu ovo” no sentido de uma relação materna e que ela fixou o olhar em sua filha até ela sair de sua “casca” (o laboratório), morta. Essa comparação de um ovo com o laboratório faz sentido se pensarmos que um ovo de avestruz é um simbolo de meditação, e Magata passou quinze anos “meditando” na realização de seu plano. E uma ultima comparação, num sentido mais religioso o ovo de avestruz simboliza também a gravidez imaculada de Maria, e isso traça um paralelo com a Magata que era tida como uma figura pura, como se sua gravidez fosse quase como algo imaculado perante sua imagem.

Subete ga F ni Naru - 08 [720p].mkv_snapshot_16.42_[2015.11.28_20.18.39][2]

Num primeiro momento, o insight do Saikawa aparenta ser um monte de imagens aleatórias e estranhas, mas que ao parar pra pensar que tudo aquilo certamente é proveniente de seus estudos acadêmicos e pesquisas, acaba fazendo sentido, e se traçar um paralelo com o peso da representação de cada um daqueles simbolismos e o que eles representam com relação a Magata, é totalmente crível e justificado que ele tenha encontrado uma resposta naquele exato momento. A Magata teve uma filha com o diretor e esta filha é quem provavelmente morreu e saiu vestida de noiva naquele momento macabro do começo do anime e ela era quem conversava com a Moe este tempo todo e por isso se nomeava como Michiru quando questionava acerca de seu nome ou quem ela era.Sem falar que isso justifica vários pontos no qual se falavam da aparência da “Magata” em relação a ela aparentar ser muito mais jovem do que deveria por conta da idade, e no fim do episódio temos uma cena de uma mulher, que supostamente é a Magata, em seu quarto a qual sua voz é diferente da voz que conhecemos da Michiru.

Subete ga F ni Naru - 08 [720p].mkv_snapshot_16.58_[2015.11.28_20.19.06][2] Subete ga F ni Naru - 08 - Large 36

No fim das contas, assim como aquele belo amanhecer em uma passagem do episódio trouxe o inicio de um novo e derradeiro dia para os personagens, ele também simbolizou o incio de um novo ciclo na série que trouxe um conteúdo substancial em relação a Moe e Saikawa que culminou na elucidação de parte do mistério. Só nos resta saber o que aconteceu com a verdadeira Magata e quais eram seus anseios e sua relação com a morte de sua filha.

Eu batia na tecla que o principal foco de Subete ga F ni Naru era os personagens e a relação entre os mesmos, e justamente por seguir esta vertente que chegamos a uma resposta definitiva a qual permitiu que parte da nuvem do mistério do anime se dissipasse. No fim das contas o fortalecimento da relação de Moe e Saikawa foi o que nos trouxe algumas respostas que há muito procurávamos.

Subete ga F ni Naru - 08 - Large 11 Subete ga F ni Naru - 08 [720p].mkv_snapshot_20.24_[2015.11.28_20.32.16][2]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s