Subete ga F ni Naru 07 – Reforçando Paralelos e Justificando Relacionamentos

post-subete-ga-f-ni-naru7

Subete ga F ni Naru é um anime sobre os personagens, isso ficou cada vez mais claro a medida em que os episódios iam avançando e deixando o mistério da morte da Magata em segundo plano, claro, ainda é o fator principal que move toda a trama e isso será concluído em algum ponto, mas num contexto geral a série vem muito mais tendo enfase em trabalhar e se aprofundar no relacionamento entre os personagens do que ter foco total em uma investigação sobre o assassinato, e muito disso por causa da figura da Magata, que acaba sendo uma espécie de gatilho que desperta inúmeras perguntas e questões acerca de sua pessoa que ao mesmo tempo se entrelaçam entre os outros personagens criando e reforçando uma teia de relacionamentos que a cada semana vai ficando mais densa no sentido de se aprofundar cada vez mais nos personagens e com isso nos fazendo obter as respostas.

E é basicamente sobre isto este sétimo episódio de Subete ga F ni Naru, que serviu para reforçar de vez todo o paralelismo extenso que estava sendo construído entre a Moe e Magata durante a série e também tirar toda a névoa que pairava sobre o relacionamento da jovem com o Saikawa e nos mostrando que não é algo tão simples assim no sentido de ser apenas um sentimento amoroso,  mas que na realidade é uma relação muito mais profunda e intensa no sentido da importância que um acaba tendo sobre outro, mas especificamente a importância de Saikawa na vida da Moe.

Subete ga F ni Naru - 07.mkv_snapshot_09.22_[2015.11.21_20.08.59][2]

As duas principais vertentes de diálogos neste episódio que alternavam entre si, Saikawa conversando a Miki e a Moe interagindo com a Shimada, serviram justamente para substanciar características presentes nos personagens e na relação entre eles que vem nos sendo apresentadas desde o inicio do anime. Acaba sendo um grande paralelo e contraste, a conversa com irmã da Magata, que apesar do inglês vergonhoso, acaba sendo muito importante por levanta alguns pontos acerca da Magata que acabam refletindo no Saikawa e denota muito da sua personalidade. O paralelo traçado dele com a doutora acaba justificando toda a admiração do mesmo por ela e também nos faz compreender sua personalidade mais fria e que ela é muito por conta de seu relacionamento com a Moe, personalidade a qual  faz com que ele acaba guardando seus  sentimentos e não transparecendo, muito provavelmente como uma forma de proteção para a garota, mas que aos poucos vem sendo quebrada muito por conta do impacto que Magata e sua morte teve em sua pessoa.

Subete ga F ni Naru - 07 - Large 10

Em contrapartida a este dialogo entre este dialogo temos a Moe conversando com a programadora do laboratório, a Shimada, e durante esta interação os papéis se inverte e é levantado pontos acerca da relação da Moe pelo Saikawa, mas ao contrario da relação do pesquisador com a Magata, acaba não sendo justificado o porquê desta admiração que a jovem tem por ela, demonstrando que Moe pode não saber se tem um motivo de fato para tal, ou pelo menos ela não tinha demonstrado nada que reforçava isso até chegar a maravilhosa sequencia final do episódio quando Moe entra na câmara construída por Magata que tem como função dar vida aos seus pensamentos e imaginação.

Subete ga F ni Naru - 07.mkv_snapshot_06.49_[2015.11.21_19.47.21]

Em uma sequencia de tirar o folego tivemos um inesperado encontro de Moe com uma das personalidades de Magata, e isso acaba reativando algumas memorias esquecidas da jovem sobre o dia em que ela perdeu seus país quando criança, nos mostrando que Saikawa esteve sempre presente ao lado dela, uma relação muito parecida com a da Magara e o diretor, uma figura masculina mais velha que age de forma paterna e ao mesmo tempo age como uma possível figura romântica. Todo o amor e admiração de Moe por Saikawa que até então, era superficial,  se mostra muito mais denso e justificado do que nunca, e parando para pensar em acontecimentos em episódios anteriores, tudo fica mais claro agora. O melhor exemplo disto é a cena da discussão entre os dois no quinto episódio, a qual temos todo o discurso de liberdade acerca dos anseios de Saikawa o qual ele diz que não pode realizar por ter coisas que o prende, ele estava falando da Moe. Toda a preocupação do mesmo sobre ela estar na ilha, o fato dele não querer deixar ela bancar ele se ele desistisse da faculdade pois isso a faria estar “presa” a ele, era tudo justificando os sentimentos do mesmo pela garota, sentimentos os quais ele não quer demonstrar justamente para que ela não tenha um afeto tão grande o qual ela tinha com os país e que os acabou perdendo e causando um grande trauma, mas que no fundo ele caba sentindo algo por ela e que aos poucos está vindo a tona por conta da influência da Magata em ambos os personagens.
A relação entre Magata x Saikawa e Moe x Saikawa nunca ficou tão clara e justificada como agora, reforçando muitos dos acontecimentos nos episódios passados e dando uma nova visão para eles, mas, ainda assim, deixando um mistério ainda maior acerca da relação entre a Moe com a Magata.

Subete ga F ni Naru - 07 - Large 22 Subete ga F ni Naru - 07 - Large 25 Subete ga F ni Naru - 07 - Large 23 Subete ga F ni Naru - 07 - Large 26

O anime sempre trabalhou o contraste entre as duas personagens, nos mostrando o quanto elas, apesar de diferentes, tem muitos pontos em comum. A sequencia final deste episódio reforçou alguns pontos deste contraste, mas ao mesmo tempo trouxe algumas questões, e entre elas o porque do fascínio da doutora pela Moe. Já discutimos aqui em textos passados sobre uma possível admiração da Magata pela jovem pelo fato das duas serem parecidas principalmente pelo fato de ambas terem perdidos os pais de maneiras bem distintas, uma forçando a morte dos mesmos e outra em um sentimento, sendo algo totalmente oposto mas ao mesmo tempo parecido. Este próprio episodio trouxe outra semelhança entre elas, a figura da boneca de Magata que ficou suja de sangue e foi jogada fora faz um paralelo com o vestido da Moe que também se sujou de sangue e foi jogado fora, e ambos sujos por sangue de entes queridos em ações feitas por elas. É tudo um emaranhado de semelhanças as quais só levantam perguntas que ainda não temos respostas, nos deixando apenas levantar teorias e suposições. Mas, apesar disto estar sendo pairado por uma névoa densa de mistério, uma coisa é certa, a figura da Magata vem influenciando a Moe e a fazendo entrar em conflitos próprios e pessoais, nos revelando a real essência da personagem e aos poucos de maneira bem gradativa nos fazendo compreender o porque a doutora teve tanto interesse nela.

Subete ga F ni Naru - 07 - Large 17

Para finalizar, deixando um pouco de lado a parte da relação dos personagens, o encontro da Magata com a Moe também nos trouxe algumas reflexões sobre sua pessoa e o que de fato pode ter acontecido. Ao tratar aquele espaço como o “mundo ideal” me faz pensar que a resolução da série possa ser algo relativo a ela ter transferido sua consistência para algum computador, o que ao meu ver seria algo simples demais para toda a pretensão criada pelo anime. Sei que isso seria muito justificado, como ficou claro na conversa de Saikawa com Miki na qual é dito que para Magata o corpo humano é somente algo vazio, como uma boneca, e o próprio fato da Magata ter consciência de que seria assassinada num futuro após matar seus país possa também justificar ela ter trabalhado em uma forma de fugir do mundo e ao mesmo tempo estar viva, mas prefiro acreditar que o anime não vai tomar outros rumos, tendo um que ponte um final que justifique toda a questão filosófica e existencial relativa aos anseios da Magata e ao mesmo tempo nos mostre aonde Moe se encaixa em tudo isso. Só nos resta esperar pelas respostas relativas as perguntas que Magata vem criando e torcer que pelo fato da série estar nos últimos episódios, não tenhamos um final corrido e mal construído.

Subete ga F ni Naru - 07 - Large 28

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s