Haikyuu!! 184 – Siga o Flow de Cabeça em Pé

haikyuu-184

Existe um certo consenso para quem acompanha mangás semanalmente, principalmente mangás que duram por muito tempo, que há capítulos que funcionam muito bem individualmente e capítulos que funcionam muito bem em volume (esses últimos sendo os tais “capítulos de transição”). E existe um problema em que na maioria dos casos essa transição não acrescenta nada ao enredo e ainda é uma quebra de ritmo que impacta numa leitura lenta de 18 páginas a cada 7 dias. Quer dizer, esse é geralmente o problema… se o mangá não for Haikyuu!!.

Mas obviamente, nenhuma obra pode ser perfeita. Há umas semanas atrás comentei que o capítulo “Exchanging Blows (Part 2)” havia sido uma quebra de ritmo deslocada e objetivamente ruim -em alguns aspectos, não em todos-. E continuo com a minha opinião. Só que essa semana compensa uma transição lenta com uma que segue perfeitamente o pacing dos capítulos adjacentes.

Que flow mais delicioso o do capítulo 184!

j0kwLN8

Olha a fluidez dessa página. Negócio absurdo!

O catch up que ele faz do cliffhanger nas primeiras páginas não só é pouco visto, como também acaba sendo extremamente importante pra lembrar o leitor da semana anterior e escalar o sentimento dela. Em geral, o impacto tirado de cliffhangers é resolvido rápido ou é até tangenciado. E não é esse o caso aqui. O Tsukishima ter sido usado como uma chama de esperança quando aparece novamente serve para acender a rivalidade entre ele e o Shoyo. A “Lua da Karasuno” ainda toma conta da motivação que devolveu ao time e se mostra um pouco como o capitão da Nekoma é, sabendo provocar os colegas de colégio. E é muito interessante não só por vermos a evolução natural do Tsuki, que agora se importa com o jogo, mas também uma faceta nova dele, que usa de um aspecto da personalidade dele que já conhecemos, a inteligência para análise fria.

O capítulo se direciona bem ao mostrar os times no seu máximo. Kageyama, Hinata e Tsukishima estão podendo jogar e Tendou também voltou para a quadra. O autor usa já toda a construção em cima dos personagens pra fazer uma sequência de jogadas bem fluidas e ainda significativas. O que faz valer ainda mais os desenvolvimentos que vimos até então, tanto nesse jogo quanto lá no treino em Tokyo.

Muitas situações até comuns à série aparecem de forma diferente graças à esses desenvolvimentos. É bastante esperado, por exemplo, que um personagem use uma finta na hora de levantar e corte a bola no segundo toque em um momento crucial do jogo. Isso quase sempre acontece em jogos que se estendem. Mas aqui isso que é tão usual é visto de forma um pouco diferente, já que temos um leitor de bloqueio tão impressionante quanto o Tendou no time adversário. O dump shot ainda foi um artifício para inverter expectativas e mudar o estado de jogo, mas nesse caso pareceu muito mais perigoso e (não sei se propositalmente) foi até confuso de entender em que lado a bola tinha caído.

O velhinho me representa

E é nesse momento que esse cara me representa muito bem.

E mais uma vez há de se elogiar a quadrinização somada ao traço plástico do Haruichi (traço um pouco mais inconsistente do que o desejado? Talvez, mas é passável). Quadros com movimentos graficamente bastante impactantes, todos conectados com quadros de movimentação e posição de personagem claros, que dão uma ótima fluidez à leitura. E não tem jeito, essa vai ser uma característica que ainda vou elogiar muito aqui falando de HQ!!.

Daichi recebe

Dump shot

Mas o que surpreendeu mesmo no quesito fluidez foi o final do capítulo. Uma última página que terminou com a conclusão no ar, literalmente. O último bloqueio do Tsukishima é o tipo de movimento que funciona muito bem no meio das 20 páginas, mas aqui foi usado no final. O que poderia se caracterizar como um defeito, mas nesse caso reforçou a característica de transição do capítulo e fez com que o ritmo fosse mantido e escalado.

Final 184

E esse é o fim. Nem um cliffhanger é. É só o meio do rally, que está intenso o suficiente para se manter.

Só queria dizer uma coisinha para fechar. Bem gratuita, mesmo (me deixa, vai!?): APRENDE, ONE PIECE! APRENDE! Assim que se conecta bem dois capítulos e não com gente correndo que nem o urso do Pica-Pau.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s