Haikyuu!! 183 – O Treinador Disse

haikyuu-183

Estendendo o comentário do capítulo anterior, Haikyuu!! 183 estabelece uma relação entre os times rivais através de seus treinadores. E o clímax só cresce.

Enquanto o capítulo 182 constrói uma dualidade entre os capitães, o 183 faz a mesma coisa com os treinadores. E é interessante ver como o autor não deixa essas construções atrapalharem o ritmo dos capítulos. São poucas páginas, todas com poucas falas, estabelecendo algo pontual que vai culminar em um momento chave para o jogo.

Somos mais fortes

O capitão da Shiratorizawa mostra como já passou pela situação dos jogadores da Karasuno de não ter altura mas querer jogar. Mas diferentemente dos corvos, o que ele quis não foi lutar como alguém baixo, mas sim ser alto. Ele queria efetivamente o poder, o físico, a força. Isso reflete muito não só na personalidade dele como também no time. E funciona muito bem como motivo para ele ter virado treinador, sem necessariamente ter de dizer diretamente qual esse porquê, dando nuances para o personagem sem atrapalhar o jogo, instigando o leitor a entendê-lo e se comunicando muito bem com a jogada.

Treinador

Jogada essa que demonstrou a relação de poder entre os times. Enquanto um luta com força, olhando de cima para baixo, outro luta olhando para cima, com espírito e habilidade. O “olhar para cima” é por si só uma atitude muito significativa, representa a busca por algo que é melhor que você. Simbolicamente falando, algo inalcançável.

Enquanto a Shiratorizawa pontua na força bruta e o mangá conecta a jogada com o flashback do seu treinador, a Karasuno desesperadamente tenta manter a bola no ar. E quando o time do falcão efetivamente pontua, vem o momento do treinador dos corvos de lembrar que não é direito deles de olhar de cima para baixo. Mas sim de olhar para cima, buscar o que eles almejam. O que me incomoda um pouco nessa fala do Ukai é a parte em que se estabelece que o time dele estava perdendo o espírito de luta. Veio do nada. Mas também é um detalhe mínimo e acaba sendo necessário para estabelecer o impacto do final do capítulo.

Olhe para cima, Karasuno

E QUE FINAL!

A luz de esperança da Karasuno retorna não só em um momento decisivo, mas em um onde o time recupera seu espírito. E agora com Hinata e Kageyama em jogo. Esse retorno tem um peso desenvolvido através dos capítulo em que o Tsukishima ficou de fora. O Shoyo sente a responsabilidade de segurar o jogo para o rival, o Ushikawa se sente pressionado por eles dois e depois que ele saiu a Karasuno teve de arranjar um jeito de se recuperar. Ou seja, esse cliffhanger é uma promessa de momentos apoteóticos nos próximos capítulos. Ou talvez seja uma grande preparação para criar impacto com a derrota do time protagonista.

A luz de esperança

O capítulo ainda tem três páginas dupla no fim, mas com nenhuma splash page, sendo que Haikyuu!! é conhecido por ter excelentes páginas com um quadro gigante gerando um enorme impacto. Mas mesmo não usando páginas duplas para esse propósito e aumentando o número de quadros de impacto, diluindo-os, a quadrinização, a noção de mise-en-scène e o traço do autor dão à todas as cenas das páginas finais uma significância muito grande.

Olhe para cima, Karasuno 0

Admito que a última coisa que eu esperava era um desenvolvimento de personagem a esse ponto do clímax. E esperava muito menos um que se encaixasse tão bem com o jogo e só fizesse a empolgação com cada jogada aumentar. Mas esse mangá está sempre nos lembrando o porquê de ser o melhor quadrinho de esporte dos dias atuais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s