Subete ga F ni Naru 06 – Desafiando a Lógica Sendo Humano

Perfect Insider 06

Um episódio com um ritmo muito lento esta semana justamente para quebrar com toda a tensão emposta nos últimos episódios, principalmente no quinto, dando uma pausa na imersão de Moe e Saikawa em todos aqueles mistérios e discussões lhes dando um pequeno descanso a medida que eles refletem sobre todos os acontecimentos.

O episódio cinco de Subete ga F ni Naru contou com uma acalorada discussão entre Moe e Saikawa os levando a um desacordo acerca de seus ideais. Partindo deste ponto, este sexto episódio serviu para trabalhar o lado mais humano dos personagens, principalmente o Saikawa, que té o momento era o personagem do trio principal que havia tido o menor desenvolvimento, e também mostrar como consequência da discussão entre os dois personagens uma pequena dicotomia acerca de suas personalidades a medida que o relacionamento entre ambos acaba ganhando um pouco mais de força.

Subete ga F ni Naru - 06 [720p].mkv_snapshot_01.55_[2015.11.15_18.08.24][2] Subete ga F ni Naru - 06 [720p].mkv_snapshot_03.46_[2015.11.15_18.11.42][2]

Durante a curta estadia no acampamento o qual Moe e Saikawa resolveram retornar, vemos os dois personagens reunindo seus pensamentos próprios a respeito de todo o horror que ambos tinham acabado de presenciar dentro do laboratório. Essa sequencia de reflexões dos personagens foi muito interessante pois, além de servir como uma pequena recapitulação de todo o mistério principal da série  que acaba de chegar na metade da quantidade de episódios estipulados para o show, também serviu para os dois protagonistas colocarem alguma distância entre si e com isso, nos denotar diferenças de suas personalidades e como ambos acabam lidando com toda a situação.

Moe, irritada, resolve falar de seus pensamentos enquanto extravasava sua inquietação e sentimentos com seu grupo de amigos, em contrapartida, Saikawa se perde em suas próprias reflexões e perguntas a medida que se encontra em um isolamento do restante dos grupo.
Duas características diferentes entre si, mas que denotam o lado humano de cada personagem, através de ações e pensamentos racionais que você veria a partir de qualquer ser humano afetado com toda aquela tensão e mistério. Esta demonstração de uma dicotomia da jovem e do professor acaba sendo muito bem aproveitada pela narrativa que se utiliza da complementação de frases e pensamentos entre os personagens sobre o caso da Magata em um intercalação de cenas que se complementam e nos trazem a recapitulação da trama de uma forma muito inteligente, analítica e humana.

Subete ga F ni Naru - 06 - Large 06 Subete ga F ni Naru - 06 [720p].mkv_snapshot_09.05_[2015.11.15_18.18.09][2]

Mas, além de demonstrar este contraste entre Moe e Saikawa, o episódio se aprofunda mais na personalidade do professor nos mostrando que ele não é somente uma pessoal racional que tende a aparentar ser, mas que além de tudo, ele é um humano, e como humano ele acaba se levando por suas próprias razões e sentimentos e de certa forma, contrariando situações que se apresentam como escolhas logicas a serem feitas. O próprio fato dele ter recusado a proposta do Yukihiro para encobrir a morte da Magata em prol do laboratório fechar um negocio com a Nasa nos mostra o quanto o fato da morte da doutora que era sua fonte de admiração o afetou, e ver um laboratório o qual ele idealizava como o melhor lugar para se viver se utilizar de um meio sujo e desonrar a morte da Magata para conquistar algo faz com que ele se mostre extremamente decepcionado com toda aquela situação justificando seu desejo de querer ir embora da ilha e deixar o mistério para traz, mesmo que no fundo sua parte racional tenha interesse em resolver o caso.

Subete ga F ni Naru - 06 [720p].mkv_snapshot_11.55_[2015.11.15_18.22.27][2] Subete ga F ni Naru - 06 [720p].mkv_snapshot_12.04_[2015.11.15_18.22.40][2]

Já decidido que ia deixar a ilha e que não aceitaria a proposta lhe oferecida, a Moe entra em cena e em uma sequencia de conversa com Saikawa, a primeira após os conflitos dos dois, e temos mais um embate de anseios, mas que desta vez ao invés de gerar um outro conflito, acaba servindo para despertar de vez o desejo do professor de resolver o mistério e também aprofundar seu lado humano com base na sua relação com a Moe e de alguns possíveis sentimentos que ele tem pela jovem, mas que por agir sempre de maneira fria e racional, ele acaba não querendo demonstrar e fazendo um contraponto com a cena anterior da proposta na qual ele age totalmente voltado pro lado sentimental contrariando seu lado racional, fazendo com que Saikawa se mostre um personagem de duas facetas na qual uma acaba sempre subvertendo a outra muito por escolha do seu próprio eu que tende a seguir um lado mais lógico.
O próprio Saikawa falando para Moe sua relação com pequenos fogos de artificio quando criança e mostrando que agora adulto ele não sente mais nada acaba denotando um pequeno embate pessoal entre seu lado sentimental, que aquilo lhe causa medo, com seu lado mais lógico e racional, o qual aquilo não apresenta perigo então não há motivos para ter medo.

Moe com seus ideias e vontade de se aprofundar no mistério independente do perigo faz o contraponto com esse lado racional de Saikawa se mostrando que ela é mais levada por seus anseios sentimentais e que seguir este caminho mesmo que te coloque em perigo justamente para satisfazer uma curiosidade, é uma condição natural humana, uma condição que Saikawa tende a querer ocultar seguindo seus anseios lógicos e racionais, mas, que naquele momento ele acaba se subvertendo e partindo para a linha de pensamento oposto (como quando já citado  seu lado sentimental fez com que ele recusasse a proposta de Yukihiro) muito por conta de novamente uma situação mexer afundo com seus sentimentos, no caso a Moe dizendo que ficaria na ilha e isso lhe causa preocupação com a jovem, despertando de vez seus anseios de se adentrar no mistério para ver quem é culpado pela morte de sua fonte de admiração, Magata, e também abraçar seus sentimentos pela Moe , renovando suas motivações. No fim das contas mais uma vez Saikawa desafia sua lógica sendo humano.

Subete ga F ni Naru - 06 - Large 17 Subete ga F ni Naru - 06 - Large 18

Com vontades renovadas, Saikawa aceita e proposta de ocultar a morte da Magata com a condição de que ele possa investigar a morte da doutora, e ele junto de Moe entram novamente no laboratório para iniciar a investigação e começam a encontrar pistas que na primeira visita não ficaram claras muito por conta de naquele momento estarem ainda em um estado de choque pela morte da Magata.
Uma mudança no indicativo de andar do elevador enquanto o cadáver de Magata se deslocava pela sala e a relação do numero quinze no quarto da Magata com o que alguns fatores como ela ter ficado no laboratório durante quinze anos e seus pais terem morrido há quinze anos fazem a mensagem que ela deixou “Tudo se torna F” começar a ficar menos densa com um possível “Tudo se torna Fifteen (Quinze)”. Pistas importantes que fazem o mistério andar e que agora, com os personagens motivados acerca de seus anseios, tudo tende a começar a se esclarecer e nos trazer respostas para as inúmeras perguntas deixadas pela série.

Subete ga F ni Naru - 06 - Large 20 Subete ga F ni Naru - 06 - Large 23

E para finalizar tivemos mais um segmento de flashback da Magata onde nos é mostrado a cena em que seus pais foram mortos, e de fato foi ela quem os matou, mas isso levanta algumas questões. Se Magata quem iria executar a ação no fim das contas, porque ela queria dar a faca para o diretor? Ela percebeu seu medo e resolver tomar conta do ato? Ela havia dito que uma boneca quem matou seus pais, ela estaria se referindo a si mesma onde ela ou poderia ser que ela esta se referindo do diretor em questão de que ela estaria o manipulando, traçando um paralelo com o conceito de boneca? A esposa do diretor presenciou tudo e como ela conseguiu viver tranquilamente após aquilo? Qual sua real relação com o crime? Ao que tudo indica isso só reforça que ela é a principal suspeita.
No fim das contas um episódio que a primeira vista não aparenta ter nada, acaba sendo muito importante para colocar os personagens de vez nos eixos e seguir o caminho em prol da resolução do mistério e fazer com que o mesmo continue a ficar mais denso a medida que mais perguntas são deixadas  no ar enquanto paralelamente começam a surgir e serem mostradas pistas e pequenas resoluções que irão tendenciar a um esclarecimento de tudo no futuro.

Subete ga F ni Naru - 06 - Large 35 Subete ga F ni Naru - 06 - Large 34 Subete ga F ni Naru - 06 - Large 36

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s