Haikyuu!! 182 – O Capitão Disse

haikyuu-182

O capítulo dessa semana mostrou, mais uma vez, o que Haikyuu!! faz de melhor: deixar a ação conduzir o leitor. E conseguiu mais, fazendo muito do que vimos até agora de desenvolvimento de personagem ter uma relevância sutil por trás de cada jogada.

O comeback da Karasuno, nos primeiros dois terços do capítulo, se deram de maneira bastante interessante e competente. O autor coloca novamente o Yamaguchi para sacar em um momento crítico do jogo e aproveita para mostrar uma evolução do personagem, o mostrando como um jogador, ainda que levemente hesitante, muito mais analítico e seguro. Isso fica claro não só pelos quadros antes do saque, mas também através das jogadas, que apesar de não terem a bola ao chão automaticamente, são levadas a dar um ponto para a Karasuno graças à técnica do “ás do saque”.

Goshiki pressionado

Nesses pontos que o Yamaguchi indiretamente consegue, alguns outros personagens são trabalhados tangencialmente e aí o mangá mais uma vez mostra sua qualidade de falar através do jogo. As jogadas são expressivas e significativas em, por exemplo, mostrar a vontade de atacar da Karasuno através da interação entre o Narita e do Kageyama, mostrar a pressão que a Shiratorizawa sente através dos erros consecutivos que o Goshiki comete e assim por diante. E nesses momentos o autor não esquece de dar importância para a personalidade para a personalidade dos jogadores nem em um pequeno quadro de diálogo, como foi com o balão de fala do Daichi se dirigindo ao Yamaguchi.

A parte final do capítulo não alcança esse primor todo, mas não é nem de longe ruim. O conteúdo do diálogo entre o Ushikawa e o Goshiki resgata toda a pressão que o primeiranista sentiu durante todas as jogadas daquele capítulo até então e resgata também a tão citada aura que o ás do time carrega e o respeito que os colegas têm por ele. Por mais que desnecessariamente explicado na página seguinte, é um diálogo de muito valor e que fecha uma unidade muito forte com o capítulo, além de dar relevância à personalidade do atacante top 3 do Japão.

Como um plus, os diálogos entre o Daichi e o Yamaguchi e entre o Goshiki e o Ushikawa formam uma dicotomia sobre a personalidade dos capitães e a forma como os dois times funcionam.

Diálogo Daichi

Diálogo Ushikawa 01

Diálogo Ushikawa 02

A forma como esse diálogo leva a Shiratorizawa para um comeback é semelhante a como a Karasuno base da ânsia. O quadro em que o Ushijima corta no primeiro toque de uma bola livre denota fortemente a pressão que ele exerce sobre os corvos e a vontade dele de atacar. Além de ser um quadro bem representado pelo costumeiro background negro presente em momentos densos do mangá.

Ushikawa corta

O cliffhanger foi um pouco fraco, mas não tira o brilhantismo do melhor capítulo coberto semanalmente pelo Tanaka, até então.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s