Haikyuu!! 181 – Chegando aos dois dígitos

haikyuu-181

E o clímax do mangá começa a esquent- não, péra.

É um tanto decepcionante que, em uma partida tão longa, com tantos sets e tantos arcos de personagem, o capítulo seguinte ao primeiro do clímax esfrie. Principalmente porque duas semanas atrás o autor já usou esse artifício de quebrar o ritmo para poder começar uma sequência de capítulos intensa que, inclusive, havia se iniciado muito bem.

Por outro lado, é compreensível a nível de conteúdo. Se pensar que toda a lógica dos últimos capítulos girou em torno de equilíbrio, a conclusão que se espera é que tal seja demonstrado. Uma das esperanças de vitória da Karasuno é quebrada e a escola entra em uma sequência de derrotas nas jogadas para então poder, em um capítulo bem construído, se reerguer em uma sequência de jogadas onde pôs a bola no chão do adversário. A sequência que se espera para isso é que as duas escolas, agora próximas em pontos, como já dito, demonstrem o equilíbrio.

Não deixa de ser um tanto decepcionante que depois de um capítulo tão intenso tenhamos um mais frio e nem deixa de ser justificável que isso aconteça. São simplesmente características que funcionam separadamente.

Dentro do aspecto desse tal equilíbrio, é interessante ver como o capítulo o alcança. Dá para dizer que ele o faz colocando essa partida em um casulo. A Shiratorizawa começa vencendo, abrindo uma vantagem que parece demais para alcançar, mas o protagonista com uma técnica mirabolante consegue um milagre. E, no caso, esse momento mirabolante, diferente do momento da semana passada, ficou muito bem desenhado.
Momento Mirabolante 2

Veja bem, não me refiro à isso como uma crítica por ser algum tipo de clichê, caso tenha parecido como tal. A forma do capítulo faz sentido e tem valor dentro de tudo o que Haikyuu!! construiu para esse jogo, para a personalidade do Shoyo e para a rivalidade desse com o Ushikawa. Nesse ponto há até uma outra qualidade em ter trazido novamente o Ushijima para uma posição de destaque logo agora. É lógico que seja ele quem quebre a sequência de pontos da Karasuno e interessante que a vontade dele de vencer o jogo tenha sido ainda mais atiçada. Talvez até essa tenha sido a melhor qualidade para se tirar do capítulo 181 para o jogo no geral.

Ushikawa

Por outro lado, o momento mirabolante em que o Shoyo consegue colocar o jogo em equilíbrio foi, sem dúvida, o mais inverossímil da série. Digo, como ele pode ter sequer sabido onde a bola foi após ser cortada? Como ele reagiu a tempo? Como ele a acertou tão precisamente? Como ele acertou o ângulo, a altura e a velocidade em que a bola descia? Poderia muito bem ter sido um golpe de sorte, se o mangá quisesse o tratar como tal. E aí sim faria sentido. Mas não, ele ainda faz questão de reforçar aquilo como um tipo de técnica que só demanda… coragem. Quando, na verdade, aquilo simplesmente não existe.

Um momento curioso que merece um comentário a parte foi o da torcida. A forma como foi feito foi muito boa. O desenho dos torcedores passou intimidação, os caracteres no meio da página tornaram essa intimidação claustrofóbica e fizeram desse uma parte intensa do capítulo. Mas ficou tão… deslocado. Um momento tão bom em um capítulo com um ritmo mais lento soou estranho. Quando os alunos da Shiratorizawa começam a cantar parece que o ritmo vai aumentar, mas nada. Mais uma vez, qualidades e defeitos convivem em outro aspecto do capítulo 181.

Torcida

Mas, bem, podemos pelo menos ter certeza que a partir de agora o clímax deve só crescer… certo!? A construção para isso se deu nessa semana e estamos mais perto dos pontos decisivos, então, a nível de conteúdo, Haikyuu!! não deixou de esquentar, apesar de ser só um capítulo para se chegar aos dois dígitos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s