Subete ga F ni Naru 04 – Emoções, Confinamento e Solidão

post-subete-ga-f-ni-naru-4
Esta semana tivemos um episódio totalmente focado em mastigar as informações apresentadas em prol de buscar peças que se conectam com o crime que agora não envolve só a morte da Magata, mas também do diretor que havia sido assassinado no final do terceiro episódio.

Partindo deste ponto começam os inúmeros questionamentos e levantamento de possibilidades a cerca do mistério central. Vemos os personagens se questionando sobre todo o ocorrido e no meio destas interações percebemos que algumas emoções começaram a tomar conta das pessoas ali presente, um ponto muito questionado até agora na série pois eles estão convivendo com um assassino mas mesmo assim eles não aparentam sentir nenhuma emoção e até resolvem “ir dormir por estar tarde” em um determinado momento do episódio, o que é muito estranho e nada natural se levarmos em conta a situação na qual eles estão presentes, a menos que tudo isso seja uma grande conspiração que mova tudo e os personagens agirem assim tão apáticos seja por conta disto, mas isso não deixa de ser uma especulação na qual eu não acredito.

Subete ga F ni Naru - 04 [720p].mkv_snapshot_01.49_[2015.11.04_00.28.39][2]

Deixando isto de lado, eu até entendo um pouco da frieza por parte dos personagens se levarmos em conta um pouco do aspecto cultura do Japão, onde eles tendem a serem pessoas mais centradas e frias, e sem falar que a maioria dos personagens ali são cientistas, eles possuem mais controle sobre suas emoções e como o próprio Souhei disse, o choque do crime pode ter causado um bloqueio emocional que impediu eles de manifestarem suas emoções, choque que passado um tempo, perde sua força e começa a trazer sinais do quanto aquela situação esta começando a afetar as pessoas ali presente. Irritação, inquietação, falta de ar, questionamentos, vimos como aos poucos aquele clima esta afetando os personagens, principalmente a Moe e o policial, já que ambos por não terem um perfil mais inexpressivo por não serem cientistas, acabam sucumbindo a alguns anseios de emoções. A tendencia é o fator de loucura crescer e vermos as emoções a flor da pele conforme os personagens vão tendo um choque de realidade sobre o que esta acontecendo e vão se aprofundando cada vez mais naquele mistério que os começa a afetar aos poucos.

Voltando a falar do mistério, este foi o principal ponto trabalhado no episódio. Toda a narrativa e diálogos foram construídos no intuito de apresentar fatores que contribuem para o mote principal da trama a medida que somos expostos aos mesmos e assim como os personagens, tentamos absorve-los e pensar em possibilidades para o que aconteceu. Os personagens entraram no quarto imaculado da Magata em busca de pistas e, apesar de encontrarmos pouquíssimas coisas relacionadas ao crime em si, toda a exposição aquele ambiente e tudo que foi construído narrativamente ali contribuiu para alimentar o maior mistério da série, Magata Shiki.

Descobrimos que a Magata sofre de um transtorno de múltiplas personalidades e que elas conversam entre si, o que que acrescenta mais camadas a cerca de sua pessoa e de suas ações. Em uma cena puramente poética e deveras interessante, vemos como funciona essas múltiplas personalidades quando é nos mostrado um flashback com ela conversando consigo mesma sobre a ansiedade acerca de sua primeira relação sexual com o seu guardião, uma cena impactante que mostra o quanto ela pode ser dominadora mesmo ainda tão jovem e nos faz pensar em o quanto essas personalidades influenciam em suas ações e questionamentos.

Subete ga F ni Naru - 04 [720p].mkv_snapshot_19.21_[2015.11.04_00.53.06][2]

Levando em conta o seu diálogo com Moe, podemos dizer que a tal boneca que matou seus pais é sua personalidade principal, a própria Magata Shiki. E fazendo um paralelo com um trecho do episódio no qual Souhei e Moe questionam o significado do termo “boneca” o relacionando com manipulação, me faz pensar que a Magata possa ter criado esta faceta de boneca por ter desde criança sido manipulada de inúmeras formas devido a sua genialidade ou até mesmo por outros motivos. O que levanta a possibilidade de que a Magata possa estar por trás do crime de alguma forma o manipulando e usando ela mesmo como uma boneca (os personagens comparam seu corpo com uma boneca quando ele aparece) para cumprir com algum objetivo que se relaciona com a misteriosa frase apresentada no episódio e que da subtitulo a série, “Tudo se torna F”.

Subete - 04 -31[2]

Toda essa questão das múltiplas personalidades da Magata denota o quanto ela é sozinha. Ao longo das cenas e conversas dentro de seu laboratório notamos ranços de uma personalidade solitária com base nos objetos presentes em seus aposentos. Uma espécie de confinamento que carrega consigo fardos de questões inacabadas do passado que possivelmente ainda a atormentava. Brinquedos, ursos de pelúcia, cadeiras para mais de uma pessoa, os balões e até mesmo um robô. Diferentes tipos de objetos que carregam consigo solidão e tristezas e nos diz muito sobre a personagem nos fazendo pensar o quanto sua morte de certa forma a tira de sua solidão e a bota em “contato” com outras pessoas a fazendo ser o centro das atenções, possivelmente algo que ela gostaria de ter ,não por ser um gênio, mas sim por ser humana.

Subete - 04 -12[2]

A solidão de Magata acaba reforçando o seu vinculo de admiração e interesse que ela criou pela Moe. A jovem aparentemente está cada vez mais envolvida com o mistério e provavelmente será a peça chave de tudo isso. Sua relação com a Magata fica cada vez mais evidente e importante na trama a medida que nos é mostrado pequenos vínculos entre as duas que acabam traçando paralelos com acontecimentos relativos ao crime. Moe certamente move a Magata que pode ter encontrado nela uma escapatória para seu confinamento solitário e que sua pessoa pessoa tenha despertado na doutora um desejo por liberdade fazendo orquestrar um mistério que somente a jovem possa resolver devido a esse laço criado entre elas.

No fim tudo acaba sendo especulação, pois o anime da margem a esse tipo de pensamento a medida que tentamos descobrir junto dos personagens o que de fato aconteceu. Mas uma coisa é certa, Moe será peça fundamental para resolver este enigma e tudo vai girar entorno dela, só nos resta saber como e o porquê.

Subete - 04 -25[2] Subete - 04 -35[2]

O que é roxo e muito importante? Tudo se torna F? esperemos os próximos episódios para saber.

Subete - 04 -33[2]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s