Podcast, Tanaka Sentai, Café Gelado e o Futuro – #DiadoPodcast

post di do podcast

Neste dia de 21/10 marca o #DiadoPodcast, uma data simbólica feita em homenagem ao primeiro podcast que saiu no Brasil, o Digital Minds, do Danilo Medeiros, lançado em 21/10/2004. Esta celebre comemoração foi idealizada ano passado (2014) por Octávio Augusto e não tem como objetivo apenas homenagear este fato histórico, mas também celebrar toda a podosfera brasileira através de uma iniciativa nacional para promover o podcast brasileiro e divulgar a mídia por meio das redes sociais, buscando fazer com que mais pessoas conheçam e passem a consumir este tipo de conteúdo apaixonante. E pelo Portal Tanaka também fazer parte da podosfera com o nosso “Tanaka Sentai” e por boa parte da staff do site admirar a mídia, não poderíamos ficar de fora da comemoração, por isso, preparamos este post especial que tem como foco falar sobre podcast em geral e também falar um pouco também do nosso próprio programa, da nossa relação como a mídia e o que nos levou a se aventurar neste mundo.

diadopodcast

Mas primeiro de tudo, o que é podcast?

O podcast é um conteúdo de mídia (geralmente áudio) transmitido via RSS por meio de assinatura. É um tipo de conteúdo sob demanda que você recebe diretamente em algum dispositivo seu (celular, tablet, pc…etc) através de algum agregador do mesmo. Em uma explicação mais simples podemos dizer que podcast é uma especie de “programa de rádio” feito na internet o qual você pode ouvir ,o quando e onde quiser.
Por ser uma mídia bem abrangente e de tema livre, você encontra programas falando de qualquer tema e assunto, desde um papo mais sério e cientifico com profissionais a algo mais trivial como uma simples conversa entre amigos sobre algum determinado assunto. Podcast é uma mídia muito rica que com certeza acaba agradando qualquer pessoa,  a infinidade de conteúdo gerado aqui no Brasil é muito alta e está sempre sendo renovada pois cada vez mais entusiastas da mídia estão surgindo com vontade de produzir.
Chorar, rir, aprender, se emocionar, se divertir. Estes são alguns de vários sentimentos que um podcast pode provocar, basta encontrar aquele que e agrade e lhe interesse. Como diria Leo Lopes do RadioFobia, o podcast é uma verdadeira cachaça, você começa com um e quando se dá conta está assinando inúmeros feeds diferentes e acompanhando os mais diversos tipos de programas. É certamente uma das mídias mais prazerosas e divertidas de se acompanhar, e por isso merece cada vez mais o devido destaque que vem recebendo e merece que cada vez mais pessoas comece a acompanhar. Se você que esta lendo nunca ouviu um podcast, não perca tempo, aproveite esta celebração e vá atrás de algum, com certeza você irá se apaixonar. E se você já escuta, não deixe de conhecer novos programas e de espalhar a mídia para novas pessoas, vamos aproveitar o #DiadoPodcast e difundir cada vez mais o conteúdo.

tanaka cast

O que é o Tanaka Sentai?

O Tanaka Sentai é o podcast criado pelo Portal Tanaka. O site que começou como uma brincadeira e distração entre amigos, resolveu levar á sério a forma de produzir conteúdo e investiu na produção de podcast por ser considerado por nós da staff como a melhor mídia para falarmos de determinados assuntos que gostamos ou temos interesse, e levando em conta que a mídia anime e mangá tem poucos representantes de qualidade na podosfera. Criamos um espaço onde qualquer um pode falar daquele derivado da cultura pop japonesa que mais gosta, afinal, nossa geração cresceu com contato com o Japão por meio dos animes, e essa cultura cresce cada vez mais no Brasil. É uma fatia do publico deveras interessante de se abordar, mas que não foi abordada 100% com a qualidade que merece, por isso entramos nessa empreitada para dar o tratamento que ela merece e tentar trazer um conteúdo de qualidade e que nos de orgulho.
Queira ou não, infelizmente nos dias de hoje o consumo de textos anda caindo com o passar do tempo, as pessoas querem absorver conteúdo de forma mais rápida e direta, por isso o nosso foque em podcast, por toda a liberdade que ele oferece e maior praticidade para abordar algum tema. Poderíamos investir em um canal no Youtube, mas ai parte da liberdade do publico do Tanaka seria afetada, afinal, um vídeo necessita da internet e não tem tanta facilidade para carrega-lo no bolso e ver quando você quer, ele sempre necessita de algum terceiro fator, e o podcast tem menos destas limitações e permite a propagação de conteúdo bem mais rápida.
Nerdcast, Anticast, 99vidas, AoQuadrado, JWave, Rádiofobia Classics, entre outros. São inúmeros os casts que nos inspiraram e nos motivaram a produzir. A blogosfera é um espaço tão grande e que permite qualquer um tentar, você é bem aceito, e claro, se tiver um conteúdo decente, você só tende a crescer no meio. Todo o processo de criação e elaboração de um programa acaba sendo mais um processo de diversão do que necessariamente um trabalho,  é impressionante o quanto aprendemos com os programas que lançamos.

Nós lançamos nosso primeiro programa em Abril e depois dele vieram mais cinco antes de entrarmos no hiatus criativo que nos encontramos agora. Mas mesmo com esse pequeno número, foi o bastante para servir de aprendizado e termos um pouco do gosto do que é fazer parte da podosfera, do que é produzir um podcast. Lembrar de todo o processo de criação até a finalização da edição e postagem de um programa é algo que da motivo de orgulho. Ver um programa publicado em seu site é algo que engrandece e faz querer continuar e melhorar cada vez mais. Por conta de replanejamento, entramos em um hiatus para reformular e trabalhar na estrutura do Tanaka Sentai que volta em breve, mas certamente vamos levar as bases que aprendemos nestes seis programas e melhora-las para voltar com tudo em breve.

Confira os programas do Tanaka Sentai aqui

Tanaka Sentai 01 – A Vida e Obra de Satoshi Kon
Tanaka Sentai 02 – Explosões, Referências e… Tarantino?, por Hiroyuki Imaishi
Tanaka Sentai 03 – A Franquia Rica de Madoka
Tanaka Sentai 04 – Behold Studios, O Caminho Até Aqui
Tanaka Sentai 05 – O Nosso Time Para O Apocalipse Zumbi
Tanaka Sentai 06 – Free! É Bom!!

 

Death_Note_Episode_6_-_YouTube-2012022511228-

Mas o que é Café Gelado?

Café gelado é como gosto de chamar toda a trajetória relativa a produção do Tanaka Sentai. Eu sou o editor do site e por conta disto acabei encarregado da edição do podcast, mas tinha um porém, eu não sabia nada sobre como editar um podcast, então eu virei madrugadas a base de café gelado enquanto mexia nos programas e áudio e ia aprendendo por conta como se editava um programa. Hoje eu sinto orgulho de comparar cada um dos podcasts e ver que melhorei e que tenho um bom resultado para quem começou sem saber nada. Todo este aprendizado é algo que eu quero levar para o lado profissional e quem sabe, trabalhar mais e mais com podcast. Posso dizer que estar envolvido com edição me fez respeitar cada vez mais os podcasts que eu escuto, pois eu sei que não é fácil dar conta do processo.
Outra coisa muito boa que estas jornadas de edição me proporcionaram é que eu pude conhecer pessoas incríveis da área, desde profissionais a entusiastas que assim como eu, resolveram aprender a editar para botar em prática seu objetivo de produzir seu próprio programa. Uma coisa que eu admiro são pessoas que produzem algum tipo de conteúdo, acho que é algo muito enriquecedor e que mais pessoas deveriam fazer, não importa a mídia ou o tipo de conteúdo, desde que que ela produza e seja algo relevante. Por conta disto eu acabo sempre disposto a ajudar quem eu conheço com os conhecimentos que eu sei, e nesta trajetória, eu acabei conhecendo o pessoal do Chat Supremo, que é uma especie do espelho do Tanaka, um grupo de amigos que se juntaram para produzir, e eu pude contribuir minimamente na parte de edição passando o que eu sei, e isso me deixa feliz, saber que da mesma forma que eu fui inspirado por famosos do meio, eu pude ajudar alguém minimamente para que ele também pudesse trabalhar com a mídia.
Este sentimento me move e vou procurar estar sempre melhorando, seja pelo Tanaka, ou seja para quem precisa, tanto que neste hiatus criativo eu acabei estudando muito a parte técnica de edição, e fazendo um paralelo com o meu eu que editou o Tanaka Sentai 01, sinto que estou melhor e mais confiante. Dentro deste processo de aprendizagem, eu acabei conhecendo o Leo Lopes e estudando muito os materiais que ele disponibiliza, e entre eles, algo me fez pensar. Como o próprio Leo diz, não existe faculdade de podcast, devemos ir fuçando até aprender, e realmente, isso é uma grande verdade, foi assim que ele aprendeu, foi assim que eu estou aprendendo, em horas como esta eu sou grato ao café gelado que me fez ficar acordado durante várias noite e me possibilitou estar aqui hoje escrevendo sobre podcast.
Se você tem interesse em produzir um podcast, vá atrás, procure aprender e não tenha medo. Mesmo que existam vários podcast no meio que tratem do mesmo assunto que você quer tratar, não desista, há espaço para todos, basta procurar inovar e fazer o seu melhor, e é claro, o mais importante, se divertir, afinal, podcast além de tudo, é diversão.

podcast-2015-header

E o futuro?

Bem, eu confesso que criei interesse na área e espero trabalhar cada vez mais com podcast, quero levar a sério e fazer meu melhor. Espero que todo o processo da volta do Tanaka Sentai caminhe corretamente e que possamos trazer o podcast ainda melhorado e logo. Não digo que não quero ter relevância, afinal, é prazeroso saber que pessoas estão escutando e opinando sobre um trabalho que você se esforçou, mas isso é algo para não se preocupar, é um processo natural, se você fizer algo bom, com certeza irá render frutos, e é nisso que eu acredito pois confio na equipe do Tanaka. E o mais importante, espero de coração que cada vez mais pessoas se interesse por podcast e que a mídia cresça cada vez mais e mais, que este #DiadoPodcast seja um inicio de um marco que tende a crescer exponencialmente a cada ano. Que cada um faça sua parte pelo podcast em geral e que o Tanaka Sentai volte em breve totalmente renovado.

Deixe um comentário

