Subete ga F ni Naru 02 – O Contraste Entre Moe Nishinosono e Shiki Magata

Post Subete Ga F Ni Naru 2

Explorando o contraste entre as personagens e levantando um grande mistério no final, assim podemos resumir este bom segundo episódio de Subete ga F ni Naru, que usou do mesmo estilo apresentado em seu primeiro episódio, uma narrativa mais lenta e tendo como base os diálogos, para assim dar continuidade a construção das personagens, aprofundando um pouco mais em suas características, e também avançar minimamente com a história nos deixando com o principio de um grande mistério que tende a crescer exponencialmente nos próximos episódios.

O foco principal deste episódio e também o ponto alto do mesmo foi a maneira como ele trabalhou a Moe e a Magata de uma forma que botava sempre uma contrastando com a outra, colocando as duas personagens lado a lado em uma espécie de “comparação emocional” entre as duas, demonstrando o quanto elas tem características parecidas mas ao mesmo tempo são bem diferentes.

insider 8

insider 9

Durante vários momentos, cenas do passado da Magata interagindo com a pessoa que tomava conta dela se intercalava com a Moe interagindo com seu professor, Saikawa. E estas cenas sempre acabam espelhando uma a outra pois temos linhas semelhantes de diálogos repetidos. Em ambos os casos podemos notar um certo incomodo por parte das garotas ao serem tratadas como crianças por seus parceiros masculinos, mas a maneira como cada uma reage quando a isso acaba demonstrando uma diferença primordial entre elas. Moe, apesar de ter dezenove anos, caba agindo como uma criança, ficando inquieta e irritada quando tratada como uma por Saikawa, e Magata, apesar de ter apenas treze anos na cena de flashback, se demonstra muito mais fria e adulta em comparação com a Moe quando tratada como criança, o que leva a cena mais emblemática do episódio, a Magata criança se insinuando sexualmente para o “Tio” que tomava conta dela.

Nesta cena podemos notar uma característica muito interessante que foi construída nestes dois primeiros episódios. Ambas as garotas são de certa forma, “manipuladoras”. Moe quer ter a atenção do Saikawa, ela quer ser reconhecida como gênio e como mulher, e sempre se utiliza de métodos para conseguir, só que sempre acaba tendenciando para um lado mais infantil. Ela não gosta de ser contrariada e até mesmo faz cara de choro em alguns momentos. Diversas vezes vemos ela simplesmente criando situações inesperadas justamente para atrair a atenção do professor, como quando inventa que tem que ir no laboratório pois sabia que Saikawa iria se interessar e querer acompanha-la, uma situação digna de uma personalidade mais infantil, apesar de sua genialidade. Enquanto Magata passa um ar de maturidade e de que esta totalmente ciente do que a sua pessoa representa. Ela sabe que sempre foi considera um gênio e que com isso acaba sendo alvo de muito interesse por parte das pessoas, um interesse que acaba sendo uma ferramente de dominação. A cena do carro mostra isso, Magata mesmo criança consegue ser provocativa e causar uma tensão sexual e o mesmo tempo passar um ar de perigo e manipulação.

insider 2

insider 1

Esta boa construção e demonstração do contraste da personalidade de Moe e Magata só foi possível graças ao bom trabalho da direção que consegue de forma sutil passar através de expressões faciais as emoções relativas as personagens e dizer muito de suas personalidades de uma forma natural e verossímil. Um bom exemplo disto é que nas cenas em que é denotado este contraste de infantilidade e maturidade das personagens, ambas estão em ambientes escuros no qual pequenos flashes de luz estão redirecionados para seus rostos enfatizando o que elas estão sentindo através de suas expressões faciais, ajudando na percepção a cerca do interior das personagens. Novamente citando a cena do carro com Magata criança, a personagem passa tudo aquele ar de sensualidade e provocação com um simples olhar penetrante e ao mesmo tempo assustador. O anime se sustenta em grandes trechos de dialogo para construir sua historia, mas a direção faz um bom trabalho complementando isso de forma sutil através de algumas cenas que em algumas vezes sequer tem uma linha de dialogo, mas a sutileza do que esta sendo mostrado acaba nos dizendo muito.

insider 4

Deixando esta parte da personalidade das personagens de lado, tivemos outro pequeno levantamento a cerca de uma possível discussão mais filosófica. Durante alguns trechos é citado e mostrado passagens que é discutido sobre “liberdade”. Magata está a quinze anos presa em seu laboratório fazendo suas pesquisas sem ter contato físico com nenhuma pessoa. Moe demonstra não conhecer coisas comuns para uma pessoa normal como uma faca ou yakisoba.  Saikawa diz um dialogo interessante ao conversar sobre o isolamento da Magata fazer com que ela não possa observar a natureza, “Olhar a natureza e achá-la bela é que não deveria ser normal. Isso só prova o quanto estamos vivendo de forma suja”. Creio que “liberdade” será um tema recorrente na obra, desde o primeiro episódio temos indícios de uma possível discussão mais profunda sobre o assunto na qual nos é mostrado alguns pontos interessantes que levantam perguntas. Saikawa aparentemente repudia essa parte de contato da sociedade dizendo que as pessoas acabam ficando idiotas com o tempo conforme se relacionam umas com as outras, enquanto Magata em conversa com a Moe diz que o isolamento dela fez com que ela percebesse e valorizasse um possível contato físico com uma pessoa como se fosse uma joia rara. No caso da Moe pode ter alguma possível relação com a forma a qual sua família rica a tratava, ainda mais por ela ser filha de um gênio e também ser considerada um gênio.  São diversos pontos que nos fazem pensar o que seria a tal “liberdade” para cada um dos personagens e como ela influencia os seres humanos. Subete ga F ni Naru vem levantando questões muito interessantes que podem vir a ser discutidas se mostrando que a obra pode ser bem profunda, mas, ao mesmo tempo ela cria um receio de acabar sendo muito pretensiosa e isso tudo não levar a nada. Só nos resta esperar e ver até onde estas discussões apresentadas irão chegar.

insider 6

A sequencia final do episódio merece destaque por  criar um bom clima de tensão e terror enquanto ficávamos imergidos naquele final atmosfera de suspense enquanto a porta misteriosa se abria e vemos a suposta figura da Magata saindo vestida de noiva fazendo com o que os personagens ali presentes não esboçassem sequer uma reação tamanho apavoramento causado por todo clima construído, sensações que certamente foram transpostas para o expectador.
Aparentemente a história engrenou de vez com este final e vemos a parte de mistério crescendo cada vez mais a mediada que a Magata se torna cada vez mais uma personagem interessante e misteriosa, quem diabos é Shiki Magata? é a grande pergunta que fica após o termino deste segundo episódio. E eu estou ansioso para descobrir.

insider 5

Anúncios

3 Respostas para “Subete ga F ni Naru 02 – O Contraste Entre Moe Nishinosono e Shiki Magata

  1. Exatamente a mesma coisa que eu escrevi no meu blog, dia desses, será que essas coisas todas ficaram tão óbvias assim? Bom, conseguir passar a mensagem de forma tão clara e compreensível é um tremendo ponto positivo para a direção.

    Curtir

      • Mais ou menos expositivo né? Como você escreveu, o que há são paralelos entre as duas que reforçam o que elas dizem (e o que elas não dizem). Por óbvio que seja o resultado, isso ainda exige algum esforço intelectual. A exposição preguiçosa é aquela em que personagens, do nada, explicam para ninguém em particular alguma coisa (exemplo do fim de semana: o Raikou (Garo) explicando dentro da Organização Cão de Guarda (algo assim, nunca decoro o nome) o que era a própria Organização Cão de Guarda.

        E dá uma passada no meu blog sim: http://anime21.blog.br

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s