Haikyuu!! 178 – Não Vai Ser Difícil Fazer Reviews Semanais

Imagem Principal do Post - TS

Ler Haikyuu!! semanalmente é uma experiência breve e, acho que é seguro dizer, leve em conteúdo. Os quadros fluem bem de um para outro, a plasticidade, como comentei no último texto, ajuda a compreender para onde o jogador vai e como reage sem precisar expôr nada.

Mas mesmo com uma leitura tão fluida, os capítulos não deixam de ter uma unidade, que por sua vez é, além da evolução do capítulo anterior, um conjunto com uma mensagem própria. Essa que consegue resgatar o sentimento deixado na semana anterior e evoluí-lo. Ou pelo menos é assim o caso do capítulo 178.

Nomeado “My Perseverance”, a sensação que fica dessa semana é que o Tsukishima passou a responsabilidade para o time da Karasuno, depois de dar o sangue por ele, mas mesmo assim de nada adiantou. A esperança que o capítulo 177 dá para os protagonistas é quebrada nesse, e a esperança desse próprio capítulo não dura nem para o próximo.

Hope has vanished

A tensão para a derrota dos Corvos é real, o que só deixa esse set final mais interessante. O autor até freou o ritmo no começo do capítulo para dar mais impacto para a perda de esperança. Freou um pouco de mais, mas nada realmente notável. O resultado, no fim, foi da escola Shiratorizawa dominando.

E sendo a derrota um tema constante do mangá, não é difícil pensar em uma segunda derrota dos protagonistas. Ainda assim, pensando por outro lado, existiu um foreshadowing do “passe de bola” do Tsukishima não para toda a Karasuno, mas para o Shoyo, seu oposto e rival. O cria uma certa esperança, já que não é o Shoyo jogando atualmente, e indica que toda essa construção é para se chegar num clímax intenso de embate.

Com mais esse elemento de tensão adicionado, seria esse o abismo do herói, sua morte para poder renascer? Ou de fato teremos mais um ano para acompanhar esse time tentando ir ao campeonato nacional? Fazer dois capítulos para criar essa dúvida no leitor logo no clímax do campeonato foi realmente uma ótima decisão do autor.

Ah, e claro, tivemos um desenvolvimento do Tendou, o “monstro instintivo” da Shiratorizawa. É curioso notar que algumas vezes o Haruichi dramatiza com um leve exagero esses flashbacks. Mas como praticamente todo defeitinho de Haikyuu!!, não é nada digno de muita atenção. O que interessa mesmo no desenvolvimento do personagem é no como esse trecho agrega ao sentimento de completo controle da quadra por parte da escola adversária. Todos os jogadores ali são singulares e hábeis de mais para um time comum -como a formação atual da Karasuno- lidar. E para enfrentar jogadores singulares, só com jogadores singulares.

Fim

O desenho não se manteve tão consistente quanto na semana passada. Notáveis traços estranhos de personagem e um background um tanto pobre apareceram em alguns momentos, mas eram quadros sem muita relevância. Os quadros que mereciam destaque gráfico,  tiveram destaque gráfico.


Zoado

Se eu fosse dar um nome para esse capítulo seria “passe de bola”, metaforicamente pelo Tsukishima, e na prática pela falha do Nishinoya e do Sugawara em evitar o bloqueio do Tendou com seus passes. Como estou sem ideia para subtítulos, a partir de semana que vem eles passam a ser os nomes que eu inventar.

Placar

“Switching Sides”, do grego, “Passe de Bola”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s