Haikyuu!! 177 – O Caminho Até Aqui

Post - Haikyuu!! 177

Sabe quando o Twitter já não te satisfaz mais quando se trata de comentar sobre alguma coisa que você acompanha?

Ah, sim, Haikyuu!!. A estreia da segunda temporada me deixou tão animado quanto não ficava com nada de entretenimento há um bom tempo. Não consegui me segurar, peguei o mangá pra ler e alcancei os capítulos atuais em dois dias.

77_18-19

Foi realmente revigorante encontrar algo que empolgasse assim e que fosse legitimamente bom. Em geral, shonens, sejam de esporte ou de luta, não têm uma noção de condução muito boa, atiram supostos foreshadowings para todos os lados sem responsabilidade e, a pior parte, apostam em clímax artificiais, suportados por diálogos expositivos, sem ritmo e com dramas exagerados.

Haikyuu!! é o contrário disso, principalmente quando se trata do clímax. É suficiente uma página dupla com um personagem fazendo uma expressão, um momento apoteótico que fala por si só. Sempre suportado por um desenvolvimento bem gradual do personagem que protagoniza a situação. O Furudate Haruichi, autor do mangá, chega a fazer o Tsukishima mudar completamente de personalidade e atitude passando de uma página para outra.

013

A obra até consegue criar artifícios visuais como auras ou o rastro de uma bola veloz sem cair no âmbito dos poderes. Esses elementos são plenamente visuais, às vezes metáforas, às vezes servem só para conferir um peso gráfico à cena, mas nunca são um poder mágico que tira a credibilidade da situação ou que precisa ser exposto. O autor também é muito bom em fazer linhas de ação para conferir densidade e peso (de forma quase literal) às situações, sem nunca deixar a página poluída.

Sim, ainda há partidas com muitos diálogos. Em alguns casos a leitura se satura um pouco, mas mesmo nesses o autor sabe conduzir a curva dramática para não forçar um clímax no meio de balões expositivos. O que não muda o fato dessas partidas expositivas quebrarem um pouco com o ritmo, se olhar de uma perspectiva geral. Mas o curioso é ver que os jogos mais relevantes, com mais capítulos, têm muito menos balões de diálogo.

Corajoso de uma perspectiva comercial e solidamente empolgante de uma perspectiva crítica.

O capítulo 177, An Unpleasant Wall, é inteiro com pouquíssimos diálogos. Essa habilidade do Furudate de fazer a ação falar brilha com um bom trabalho de misé-en-scene, em um plano geral (se é que faz sentido usar “plano” para um mangá) seguido de quadros de movimento. “An Unpleasant Wall” não é diferente, mas ele ainda se destaca em um ponto, a plasticidade.

Não sei se me desatentei aos outros capítulos, mas nesse essa característica que passa tão bem a sensação de movimento dos jogadores me pareceu mais bem trabalhada. Os quadros fluíram muito bem, dando uma ótima visualização da trajetória da bola, de quem estava mais perto dela, e da reação.

Os cortes e saques densos e pesados de um Ushikawa mais concentrado do que nunca faziam jus à um dos melhores jogadores do Japão.

Por outro lado, a unidade desse capítulo pareceu um pouco desconexa do anterior. Por mais que faça sentido para um jogador quando cansado estar mais concentrado e o Tsukishima já ter tido destaque como bloqueador na partida, o tópico voltou muito repentinamente. Mas não deixa de ser interessante ver a frustração num personagem que até então era tão indiferente.

52

O mais intrigante disso tudo é a última página. Não é certo ainda, mas parece que o bloqueador mais hábil da Karasuno quebrou o dedo com aquele último corte. Se isso de fato aconteceu, o capítulo basicamente criou uma esperança nos corvos só para poder despedaçá-la. Começo a me questionar seriamente se o time dos protagonistas vai perder… de novo. Eu não duvidaria, afinal, tem muito personagem para ser usado em mais um ano de torneio. Principalmente o Ennoshita, o bloqueador da Dateko e aquele jogador novato de 2 metros.

E isso só deixa a situação mais interessante, porque a possibilidade desse ser o último jogo dos terceiranistas com a Karasuno se torna real. Mas se esse conflito vai entrar em cena, só na próxima semana para sabermos.

Então volte aqui semana que vem, porque o Twitter já não me satisfaz mais quando se trata de falar sobre Haikyuu!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s