Durarara!!x2 Shou

Post - Durarara!! Shou

Após o sucesso que foi a série de 2010, muitos estranharam não terem investido em uma continuação. Então, ano passado, fomos agraciados com a noticia que viria a tão aguardada sequência, e que ainda seria em 3 levas de 1 cour cada, com a primeira vindo em janeiro de 2015, titulando-se Durarara!!x2 shou. E será sobre ela o assunto deste post.

Não li, nem nunca tive contato com a light novel, mas o que ouço por aí é que esta parte  anima a fase mais chatinha da história. Em minha visão, sua função consiste no investimento à introdução de novos personagens, tal que pode ser agregado como um fator positivo, pois o bom da série está justamente nas relações interpessoais presentes em Ikebukuro.

shou4

Dentre os pontos que agregam positivamente, destaco a expansão de mundo ocorrida, com a inserção de novos personagens e grupos como gangues de fora e de dentro do distrito: a Yakuza, organizações russas, seres sobrenaturais e assim vai. Nenhum destes fora muito trabalhado, porém só o fato de conhecermos  suas existências, abriu ainda mais o já grande leque de possibilidades em Durarara. Outro que é legal de mencionar é sobre carisma dos personagens já existentes e do ambiente(é, até isso tem seu carisma em Durarara) e toda a dinâmica com os novos elementos.

shou2

Um fato que desagradou muitos foi a “ausência” de Masaomi Kida, sendo mostrado em poucos e curtos quadros durante sua viagem com a namorada, e longe do local onde os eventos estão a ocorrer. Mikado, por outro lado, teve até direito a conflitos, onde demonstra seu descontentamento com relação ao estado atual da “comunidade” cuja criara. Os Dollars consistem em seguir uma filosofia de liberdade, onde não há hierarquia e nem um critério para entrar, ou seja, qualquer um pode ser membro, independente se já faz parte de outra gangue ou até mesmo da Yakuza. Devido a esse fato de que “a única regra é que não há regras” , o ambiente foi infestado de maus elementos, esses dos quais cometem delitos em nome dos Dollars de maneira que manche a fama deles ou utilizam-se do meio virtual para organizarem atos criminosos.

 

Alguns dos novos personagens.

Alguns dos novos personagens.

Seguindo esses acontecimentos, observamos nosso “protagonista” refletindo se tais ações merecem intervenção, visto que violaria toda a ideologia pregada em sua criação. E o mais interessante ocorre no final do cour, onde Mikado resolve entrar em ação: é o ponto em que começamos a ver o quão distorcido está ficando seu pensamento.Não é mais o garoto “covarde” e que não age que conhecemos de inicio. A própria cena onde ele decide ser líder da Blue Squares e enfia a caneta na mão do Aoba já mostra sua evolução (ou talvez ele sempre foi assim, e só estava escondendo sua outra faceta por não se adequar á forma de como sua vida estava se desenvolvendo).

Aoba e as irmãs do Izaya

Aoba e as irmãs do Izaya

Mesmo não ocorrendo muitos eventos relevantes, a essência da obra ainda  pode ser encontrada, como o mesmo dia sendo visto varias vezes por diferentes pontos de vista ou o foco trocando entre os personagens durante os episódios. Além de diversas características visuais se mantendo presentes, como a generalização das pessoas na rua quando são apenas figurantes sem relevância.O fator prejudicial se dá na falta de eventos impactantes(os famosos plot twists) que, excluíndo os ultimos 2 episódios, foram muito poucos os que houveram.

Relacionado a parte técnica: a animação não está no mesmo nível de seu antecessor, talvez pela confusão que foi a mudança de estúdio e outros motivos que regem este acontecimento, mas não sei muito o que dizer por não entender exatamente o que houve nesta ocasião. Apesar de inferior, não julgo como ruim, acredito estar fluida na medida certa. Sobre a trilha sonora, não tenho muito que comentar apenas o fato de que continua ótima, representando muito bem o clima que quer ser passado.

Durararax2-small

Em suma, Durarara!!x2 Shou, sem dúvidas, vale a pena ver. Pode não ser o auge de tudo, e ser a fase onde a intenção é ser o build up, mas pela qualidade já mostrada e o potencial da série, não custa nada dar uma chance, principalmente se você gostou da primeira temporada e ficou chateado por não ter tido um “final”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s