Quando A Chuva De Tristeza Cai

YAGO3NEW

Texto referenciado nos episódios 11 até 16 de Legend of the Galactic Heroes.

“O Império, com poucos nobres governando as massas, é um mau governo. A Aliança, com um governo escolhido pelo povo, é mal governada. Qual dos dois está errado?”

Yang Wenli

yagoe

A consequência geral dos acontecimentos desses 5 episódios se centram na antítese proposta por Yang. Uma antítese sem solução. Já que um estado Absolutista tem seu governo centrado no caráter de uma pessoa só. Enquanto a Democracia é um governo centrado na escolha da maioria do povo, que no geral é ignorante.

E usando dessa ignorância, o governo da Aliança decide expandir o teatro da guerra, enviando uma tropa maciça contra o Império, isso tudo porque os próprios cidadãos expressavam contentamento e euforia com o Milagre operado por Yang. E percebam que isso é um fenômeno muito comum na internet, pessoas que expressam suas opiniões em discussões sem fim motivadas por um simples achismo.

A questão central disso é simples, você se responsabilizaria pelas consequências de suas opiniões? Você assumiria a responsabilidade de consertar a merda?

Não, certamente muitas pessoas iriam fugir de tal responsabilidade, se o governo concretizasse suas vontades e opiniões. Enquanto o cidadão não perceber o quão importante é sua opinião, suas atitudes, suas responsabilidades, a Democracia vai estar fadada ser mal governada, a ter governantes ruins e quem sofre as consequências é a própria população.

“Nenhum sacrifício é grande o suficiente”

yagoe2

Com tal frase, fica exposta a prioridade da maioria do governo da Aliança. Sacrificar seus cidadãos por sua própria segurança política, sangrar sua nação por egoísmo próprio. É até impressionante como uma obra de ficção com mais de 30 anos consegue reproduzir tão bem problemas reais no Brasil atual. A corrupção bilionária da Petrobras, o escândalo do HSBC, fraudes bilionárias da Receita Federal são apenas exemplos de atitudes semelhantes tomadas no mundo real. Antes de questionar o governo do PT como um caso isolado, é necessário olhar para a visão ampla da coisa. O próprio sistema Democrático é falho, como o sistema monárquico também foi falho. Mas as pessoas estão ocupadas demais cuidando de si mesmas para questionar uma forma melhor de a sociedade se organizar.

yagoe3

Voltando ao anime, vemos a organização do comando para realizar a grande invasão aprovada pelo conselho e a discussão para definir objetivos e estratégias. E em meio a tudo isso, temos o Comodoro Andrew Falk, um oficial muito estimado pelo Almirante de Frota Lassalle Lobos, devido a suas notas altíssimas na academia militar, seu desejo de chegar ao conselho. Além disso, o conselho junto com Lobos lhe deram a tarefa de justificar e convencer a todos da necessidade da operação.  Sua argumentação é tão boa que nem o Yang conseguiu argumentar a altura suficiente. E assim começa a grande invasão ao Império com 30 milhões de soldados de 200 mil naves.

Um dos motivos de eu gostar tanto de Legend of the Galactic Heroes é o fato de que a história anda sem medo. Apenas 11 episódios e já teremos uma guerra de larga escala, e se todo mundo estiver fazendo certa a conta, sim, ainda faltam 99 episódios de história a partir desse ponto.

O Sequestro da Condessa Grunewald

Em meio a grande preparação de guerra por parte da aliança, a irmã do Reinhard é ameaçada por uma rival que ocupava o lugar central no coração do Imperador. E a partir disso, o barão Flegel a utilizou em meio a um jogo político da corte para atingir Reinhard von Lohengramm , que acabou falhando devido a eficiência de seus subordinados.

É válido notar como funcionam os jogos políticos da corte Imperial. Por mais óbvio que fosse o atentando devido ao rumor, ninguém foi capaz de evita-lo por falta de provas. E mesmo quando o escândalo é descoberto, o Império varre pra debaixo do tapete usando distorções severas do fato real. Essa é uma política que poderia ser implementada sem maiores problemas em uma Democracia também.

 A Invasão do Império

“…nesta noite bonita com o céu estrelado, certamente uma pequena estrela se esvai em algum lugar. No lugar delas outras estrelas aumentarão o seu brilho…por causa do destino.”

Reinhard von Lohengramm

yagoe4

O encarregado de deter o avanço da aliança, Reinhard propõe uma estratégia velha e bem conhecida, uma variação da estratégia da Terra Arrasada. Para quem não a conhece, ela consiste em deixar o inimigo avançar livremente por seus territórios a medida que se recua levando todos os recursos, de modo que a linha de suprimentos do exército fique sobrecarregada.

Nesse trecho de episódios, o enfoque se dá para os cidadãos que vão ser utilizados como peões dentro da estratégia do pivete loiro. De um lado fica exposto o ponto de vista imperial a partir do Comodoro Kesler, mostrando a decisão complicada de abandonar pessoas queridas em meio ao inimigo. Do outro lado, temos o ponto de vista da Aliança que em um primeiro momento vive uma lua de Mel com os cidadãos famintos, mas que após o ataque rápido do Kircheis a linha de suprimentos, se vê obrigada a realizar a pilhagem dos planetas, gerando revoltas e embates armados.

É válido notar que muitos dos Almirantes estavam receosos da estratégia adotada pelo Comando, mas eles não puderam fazer muita coisa para evitar que o exercito democrático caísse na armadilha letal. Essa situação é similar ao caso de um chefe que obviamente está fazendo a coisa errada, mas você fica impedido de falar algo, pois seu emprego estaria em jogo. Assim, a partir da falha do Almirante de Frota Lassalle Lobos, Reinhard ordena um ataque total às frotas inimigas.

O contra ataque

No geral, as estratégias são poucas descritas e apenas seus resultados práticos são levados em conta. Assim, vemos uma sucessão de batalhas simultâneas de vários fronts de batalha, onde as forças da Aliança sofrem baixas tremendas por lutar desorganizados e sem recursos. O único Almirante que consegue algumas vitórias táticas é Yang Wenli, já que ele não permitiu que sua tropa ocupasse sistemas planetários.

yagoe5

Então, as estratégias em si se baseiam no geral em movimentação de tropas e batalhas de atrito para exaurir o exército democrático mais facilmente. Até que contrariando mais uma vez a recomendação dos Almirantes, Lassalle Lobos ordena um reagrupamento no sistema de Amritsar e assim a batalha real vai começar.

A Batalha de Amritsar

Um desastre, isso resume o início da batalha. Depois de sofrer derrotas separadas, a frota da Aliança estava em menor número e sem capacidade de combate devido à falta de suprimentos. A batalha se inicia e Yang, utilizando da capacidade anormal de movimentação da sua tropa, consegue compensar as desvantagens explorando e induzindo erros de movimentação. Mas essa leve vantagem cai por terra quando Kircheis chega ao front de combate.

Nesse ponto, o que resta da frota da Aliança, se vê obrigada a fugir e Yang fica na retaguarda para garantir a fuga do restante da tropa. Inicialmente, Yang começa um ataque concentrado nas pontas das frotas, o que tira o ímpeto de perseguição e faz com que a armada imperial se vire toda contra Yang.

yagoe6

Nessa situação o combate está na proporção de 2:1, ou seja, o Império atira o dobro de tiros em relação a 13° frota, mesmo que a frota de Reinhard seja quase sete vezes maior. Devido a falta de eficiência, o pivete loiro ordena que a tropa abra o semicírculo, exatamente o que o Yang queria.

yagoe7

Com isso a taxa de combate de 2:1 passa para 4:1 aproximadamente, mas com um porém, a nova formação Imperial abriu uma pequena brecha devido a incapacidade da frota de Bittenfeld e era isso que Yang queria explorar. Em um avanço rápido, Yang atravessa a tropa debilitada.

yagoe8

As linhas amarelas indicam a impossibilidade de ação de cada frota, pois elas estão agindo de escudo para a 13° frota da aliança, sendo que as unidades que poderiam atacar atingiriam os sobreviventes da frota de Bittenfeld. Então, os únicos capazes de atacar sem por aliados em perigo são os pequenos fragmentos com o raio de alcance indicado em azul. Assim, Yang Wenli mais uma vez realiza uma mágica diante dos olhos de todos e permite com que o restante da frota de invasão consiga recuar com sucesso.

Reinhard fica incapacitando de perseguir devido ao tamanho colossal do seu exército. Não é simples dar meia volta com todas essas frotas para perseguir uma frota menor que já tinha saído em vantagem. Assim Yang além de deter a frota Imperial, ainda consegue realizar uma fuga sem muitas baixas.

A Derrota de Amritsar

“… há duas correntes de raciocínio na sociedade humana. A corrente que diz que há coisas mais valiosas do que a vida humana e a que diz que não há nada mais importante do que a vida.

Quando as pessoas começam a lutar, elas usam o pretexto de apoiarem a primeira corrente e justificam que fazem parte da segunda quando querem parar.

Por quantas décadas…por quantos séculos isso continuará?”

Yang Wenli

yagoe9

Após a derrota da Aliança dos Planetas Livres, que resultou em 20 milhões de mortos, o comando político e militar sofreu uma grande reforma. Disso, Yang conseguiu o posto de Almirante (ele era Vice-Almirante até então) e assim se tornou o comandante de Iserlohn. E usando da sua capacidade, ele está recrutando todas as pessoas importantes que ele conhece para ir para Iserlohn, pois sob seu comando, ele não vai permitir que suas vidas sejam desperdiçadas por idiotas que estejam no comando.

A Vitória de Amritsar

Depois da brilhante vitória de Reinhard, uma notícia inesperada chega, o grande imperador morreu. Essa notícia vem cheia de alegria e de tensão. Por um lado, a Condessa de Grunewald finalmente estará livre, por outro lado, a situação política do Império se torna crítica.

yagoe10

Uma tenebrosa fumaça negra começa a cercar a corte, indicando uma possível guerra pelo trono por partes dos Nobres que representam possíveis linhagens de sucessão. Será que uma guerra civil se aproxima?

Acompanhe a A Grande Jornada Galáctica

https://portaltanaka.wordpress.com/2015/05/10/a-setima-batalha-de-iserlohn/

https://portaltanaka.wordpress.com/2015/05/03/dentro-da-noite-eterna-a-batalha-de-astarte/

Anúncios

2 Respostas para “Quando A Chuva De Tristeza Cai

    • lucasandre9988 Seja bem vindo. Os animes antigos tinham um estilo semelhante, então você pode ter confundido. Pergunte ao seu pai pelo nome, que ele vai reconhecer.

      No mais é bom começar dos posts iniciais para se situar e veja o anime que ele realmente é algo bem diferente.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s